sábado, 26 de outubro de 2013

Há pouco a lipse.


     Parece até que dá pra ouvir a voz da Adele ao fundo cantando com aquela voz grave "Thiz iz Thi E-e-end...Hold your breath and co-o-ount to ten"...
     De onde vem essa nossa produção tão prolífica de fins do mundo?
     O mais interessante é o significado da palavra Apocalipse, que é revelar, descobrir...
     Esse fim iminente que todos nós nesse subconsciente coletivo consciente de algo não está certo e de que alguma coisa terá que mudar para que tudo entre nos eixos...O que é? 
     Acho que vem também da intrínseca consciência de que temos do que é certo X errado e a certeza que temos de que muitas coisas estão bem erradas.
    O que me chama a atenção nesses filmes de zumbi, especialmente nesse último que assisti "Guerra Mundial Z", é uma sensação geral de adrenalina e conexão ao mesmo tempo. É um fim que permite finalmente um recomeço. Primeiro o caos de ver as pessoas correndo por suas vidas, saqueando os supermercados, o desespero, a sensação de desamparo e depois a adrenalina de ter que lidar com a "besta", o retrato de uma imagem também subconsciente de decadência, de seres humanos que deixaram de viver e não são mais racionais, agem como bichos, apesar de serem os não-mortos (undead). 
     É como se houvesse finalmente uma comoção mundial em torno um objetivo em comum: sobreviver. E nada nos faz sentir tão...Vivos. E com vontade de assim continuar. É um instinto tão básico, mas que só pode ser visto, liberado e desenvolvido em certos momentos-chave de necessidade, fica guardado todo o resto do tempo. Uma sensação adrenalínica que nos mantém em movimento mesmo nos piores momentos para que sigamos em frente. Eu tenho a ligeira impressão de que muitos realmente desejam o Apocalipse, sério. Eu acho que as pessoas desejam sentir. O desespero torna os sentimentos muito mais vívidos e a sensação de união entre as pessoas se torna muito maior também. A sua vida já não gira em torno de algo como seu salário ou como será o próximo mês. Viver é o seu objetivo de vida, e você fará tudo por isso. Mas eu gostaria de entender: por que as pessoas são tão negativas a respeito desses futuros apocalípticos? Acho que não vi ainda 1 livro que mostre um futuro melhor, o que chega a ser engraçado. The Walking Dead é uma série que conquistou o mundo e até no jogo de mesmo nome as pessoas se tornam ruins, amargas.O instinto que sobrevive é uma autopreservação maligna de "até onde você vai para se manter vivo?".
     A reflexão que esse estado apocalíptico provoca é muito grande, pelo menos para mim. Inclusive históricamente. Antigamente os mortos-vivos saíam dos cemitérios à noite, andavam muito lerdamente ( o que dava aos humanos uma boa vantagem) e tinham preferência por comer os cérebros humanos. Hoje em dia tudo se resume a algum vírus letal ou acidente químico que começa tudo e em pouco tempo nos deixa sem saída. Os zumbis são muito mais rápidos (especialmente os desse filme) e surgem do nada numa velocidade impressionante. O mais valorizado nesse momento são as armas. Será que existem um motivo para essa ser a unanimidade?
     Enfim... O filme Guerra Mindial Z apresenta alguns aspectos diferentes e muito interessantes. Cai no quesito ame ou odeie, mas com Brad Pitt realmente não existe muito meio termo. Pra mim vale a pena assistir e quem sabe, se você tiver uma alma boa, contribuir para o blog com a sua opinião. Estamos sob ataque iminente sim ou não? O que o seu inconsciente diz? Estamos só aguardando pelo fim? E por que tudo estã tão ligado ao cérebro?

Espero que tenham gostado, queridos!

MI.

3 comentários:

  1. Não sei se li em algum livro ou ouvi isso de alguma frase de impacto de algum filme, mas vem a mente que somente quando estamos a beira do abismo, finalmente, sabemos viver.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom o post e também muito bem escrito.

    Acredito que seja inerente da raça humana tentar desvendar como vai ser seu fim e como os outros seres humanos vão reagir ao cataclismo quando ele finalmente der as caras.

    Até que ponto é possível vier em uma era de caos e resistir aos impulsos mais primitivos de nossa espécie, creio não exista frase melhor para ilustrar essa ideia do que as palavras de Nietzche
    "Quem combate monstruosidades deve cuidar para que não se torne um monstro. E, se você olhar longamente para um abismo, o abismo também olha para dentro de você."

    http://www.sinaisestranhos.com.br/

    ResponderExcluir